Queridas Feras (ESTREIA)

[JUNTOS RECORDAMOS] Queridas Feras (ESTREIA)

0


Boa noite, chega agora a si a nova rubrica do MAISTVI. Porque 20 anos é muito tempo e pela TVI já passaram muitos programas, «Juntos Recordamos» é a rubrica que o acompanhará durante os próximos meses. Ela relembrará séries, programas, novelas e todos os géneros de programas que passaram pela estação de Queluz. Chega agora a si a primeira edição desta rubrica. O programa escolhido para esta estreia é «Queridas Feras», uma das muitas novelas da TVI. Esteve no ar de 1 de Dezembro de 2003 a 27 de Novembro de 2004, e teve um total de 307 episódios. Foi escrita por: Inês Gomes, João Matos, António Barreira, Vera Sacramento, Sara Rodrigues, Sandra Santos e Pedro Lopes.
A novela foi gravada no Alentejo, nomeadamente na vila do Vimieiro, Concelho de Arraiolos, pelo que o nome utilizado na novela, Aldeia da Lua, é fictício. Foi filmada também em Évora e no Badoka Park (Zoológico, Safari Park), Vila Nova de Santo André.
As audiências foram bastante razoáveis, tendo sido um dos programas mais vistos na altura.
A meio da trama, alguns personagens saíram da trama, como é o caso dos personagens dos actores José Fidalgo, Núria Madruga, Elsa Galvão, Lurdes Norberto e Maria João Luís. Este acontecimento fez com que novos personagens fossem inseridos na história, para colmatar a ausência dos anteriores: Gracinda Nave, Joana Verde, Pedro Lima e Albano Jerónimo.
Destaque para Marco Delgado no papel dos gémeos Guerra. A princípio, julgava-se que os gémeos André e Tiago eram interpretados por Marco Delgado e Sérgio Degado, em virtude de os dois serem irmãos gémeos na vida real. Porém, o equívoco que circulava em parte do público rapidamente foi desfeito, após a aparição do genérico da novela nos primeiros episódios.
Queridas Feras foi o “pontapé de partida” para José Fidalgo se ter popularizado na televisão, embora o actor já tivesse participado noutros projectos televisivos. O mesmo se pode dizer de Núria Madruga.
Leia um pouco da história:
André e Tiago Guerra são gémeos. Fisicamente são iguais, como duas gotas de água, mas depois de os conhecermos melhor percebemos que são muito diferentes.
André é um rapaz alegre, despreocupado, apaixonado que gosta de viver a vida a 100%, enquanto que Tiago é sério, calculista e muito inteligente. Tiago tem uma visão aguçada para os negócios e está à frente da construtora da família. André continua a estudar, sem prazo para terminar o curso.
Apesar das diferenças, André e Tiago têm uma ligação fortíssima. São cúmplices, amam-se e confiam um no outro. Mas, como em todas as relações de irmãos, o amor e a cumplicidade podem rapidamente tornar-se em ódio e rivalidade, se o motivo for suficientemente forte.
Maria da Gama vai ser o mote para a desavença dos dois irmãos. Maria, jovem e irreverente, fez o curso de veterinária e acalenta um sonho desde que saiu da faculdade: transformar a herdade do pai ¿ António da Gama, conde falido de Monte Belo ¿ num parque ecológico com animais selvagens.
O acaso faz com que André e Maria se conheçam.
Apaixonado, André tenta conquistar a jovem veterinária, que não se dá sequer ao trabalho de considerar o pretendente. Para Maria, André é só um homem bonito, com manias de menino rico citadino.
Mas André não desiste. A chegada do irmão vai dar-lhe uma ideia. Quando eram miúdos, costumavam trocar de papéis, confundindo amigos, professores e… namoradas.
André sugere a Tiago que voltem a aplicar a mesma estratégia para conquistar Maria. Os dois fazem um pacto. Mas o destino vai pregar-lhes uma partida…. Tiago vai apaixonar-se por Maria e o pacto rapidamente se transforma num triângulo amoroso.
Tudo se complica com a chegada de Mónica Rodrigues, namorada de Tiago, ao Alentejo. Arquitecta conceituada, é contratada pela empresa do pai de Tiago para fazer o projecto de um grande empreendimento para a região.
A chegada de Mónica vem baralhar os dados em jogo. Principalmente quando Maria, que não sabe que está envolvida com um par de gémeos, vê Tiago com Mónica e pensa que é André que a anda a trair. A confusão está lançada. E a trama de amores e desamores vai envolver os quatro jovens e levá-los ao limite.
Mas os triângulos amorosos não ficam por aqui. Afonso Guerra, pai dos gémeos, regressa da Austrália disposto a vingar-se de António Gama, o homem que o obrigou a sair de Portugal e a procurar fortuna nos Antípodas e com quem disputou o amor de Maria Augusta.
Maria Augusta, mais conhecida como Migusta, era a rapariga mais bonita da Aldeia da Lua, contígua às terras dos Da Gama. Sempre foi uma mulher independente e não se prendeu a nenhum dos dois. Rumou a Lisboa, estudou, formou-se em Farmácia e regressou à aldeia casada e com dois filhos.
António e Afonso nunca ultrapassaram a perda de Migusta e 20 anos depois continuam a disputar o amor desta mulher de garra.
Como se a história se repetisse, mais uma vez os Guerra e os Da Gama vão ver-se envolvidos numa guerra de amores e ódios.
Afonso voltou para liquidar a herança dos Da Gama e despojá-los das suas terras. Mas, ao mesmo tempo, os filhos disputam o amor da única herdeira do conde Monte Belo. Por outro lado, Afonso e António voltam a encontrar Migusta, agora a toda-poderosa presidente da junta de Freguesia da Aldeia da Lua.
Conheça o elenco:
Paula Neves – Maria da Gama
Fernanda Serrano – Mónica Rodrigues
Marco Delgado – André Guerra e Tiago Guerra
Manuel Cavaco – António da Gama
Vítor Norte – Afonso Guerra
Maria João Luís – Maria Augusta (Migusta) Rosado
Cremilda Gil – Hipólita das Dores
Natalina José – Alexandrina Baptista
Custódia Gallego – Laura Caroço
José Martins – Veríssimo Caroço
São José Correia – Liliana (Lili) Caroço
Pedro Górgia – Gualdino Rosado Júnior
Isabel Abreu – Fernanda
Ricardo Pereira – Pedro Maia
Pedro Giestas – José (Zé) Maria Caroço (Moenga)
Joaquim Horta – Francisco José (Xico Zé) Baptista
Inês Castel-Branco – Rosalinda Rosado (Linda Rosa)
Rui Neto – Bruno Mestre
Andreia Vidal – Marta Gouveia´
José Fidalgo – Alexandre (Alex) Mestre
Núria Madruga – Beatriz (Bia) Coelho
Pedro Barbeitos – Carlos Figueira
Elsa Galvão – Maria José (Zeca) Guerra
Gracinda Nave – Madalena Cruz
Pedro Lima – Romeu
Albano Jerónimo – David
Joana Verde – Eduarda (Duda) Cruz
Hugo Sequeira – Diogo Tojo
Lurdes Norberto – Aurora Cabral Nogueira
Sinde Filipe – Henrique Travassos
Manuela Couto – Elisa Gouveia
Adelaide Sousa – Susana
João Maria Pinto – Acácio (Impostor)
Pompeu José – Sebastião Cruz
Rodrigo Menezes – Cantor de Rock
Rita Alagão – Mariette (Impostora)
Márcia Leal – Joana
Luís Simões – Manuel Caroço (Ginja)
Tiago Fernandes – Duarte Mestre
Sara Barradas – Clara (Clarinha) das Dores
Raquel Henriques – Luísa
Rita Pereira – Vanessa
Liliana Santos – Recepcionista
Marta Pereira – Andreia
Fica por aqui o JUNTOS RECORDAMOS de hoje, não perca todas as terças-feiras, a sua nova rubrica!

Sempre gostei do mundo da televisão. Quando tive acesso a sites de informações sobre TV disse a mim mesmo que um dia ainda iria integrar a equipa de um desses sites. Mais tarde criei um blog próprio em parceria com um amigo sobre a TVI e quando tive oportunidade candidatei-me a um lugar no MAISTVI. Fui aceite e já integro este projeto à quase dois anos. Neste momento desempenho as funções de redator e também de coordenador dos colaboradores.